Categorias
DevOps

Qual o saldo de usar Docker no lugar do Vagrant para desenvolvimento?

Nos dois últimos posts falei um pouco do porquê e como fiz para gerar as imagens docker. Agora gostaria de compartilhar um pouco das vantagens que tenho visto nessa abordagem em relação ao Vagrant + VirtualBox.

Reprodutibilidade

Com o passar do tempo, a tendência é que as dependências de nossos projetos mudem, algumas coisas são adicionadas, umas removidas e outras atualizadas. Em um ambiente tradicional, acabamos por seguir o caminho mais rápido no dia a dia para adequar o ambiente, geralmente fazendo essa adaptação manualmente.

Dessa forma, se em algum momento você precisar recriar seu ambiente de desenvolvimento, ele provavelmente não funcionará como você esperava.

Como os containers Dockers são criados a partir da imagem a cada vez que executamos, qualquer alteração feita durante uma execução não é persistida – excluindo disso, obviamente, os volumes persistentes. Cada dia de trabalho, cada vez que você inicia seus containers é como o primeiro dia – quase poético.

As atualizações precisam necessariamente ser definidas no Dockerfile ou script correspondente para atualizar a imagem e tudo fica registrado.

Performance

Esse foi o ponto que me fez pensar em uma alternativa ao setup antigo – a escrita em disco era sofrível pelo VirtualBox. Além disso, como uso o mesmo ambiente para trabalhar em diversos projetos, há diversos serviços em execução ao mesmo tempo: MySQL Server, Postgresql Server, Elasticsearch, Redis Server, PHP-FPM (duas versões), Nginx, dentre outros.

Ficar alternando entre serviços ativos e inativos para cada projeto seria tedioso, e o preço era um consumo alto de memória.

Com o Docker e o docker-compose, tenho aliases no terminal para iniciar os serviços (leia-se containers) para cada projeto. Se mais de um projeto usa o mesmo serviço, ele é iniciado uma única vez e compartilhado. A escrita em disco com o recente Docker for Mac é muito mais que aceitável, especialmente quando comparada com o Vagrant.

Conclusão

De inicio eu nem enxerguei a vantagem inerente do uso de containers, mas é por si só um grande benefício dessa abordagem. A questão da performance é mais perceptível em relação a escrita de dados – banco de dados, processamento batch e etc. O consumo de memória vai depender muito da quantidade de serviços/containers rodando simultaneamente.

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.