Categorias
DevOps Tecnologia

pgModeler – gerando o seu binário

Tem algumas aplicações que são icônicas pra gente – por diversas razões – no meu caso, alguns destes são winamp, mIRC, Macromedia Flash MX, Amarok, Kompare, MySQL Workbench e Gitlab.

Outro que conheci e me deixou admirado quando descobri foi o pgModeler, primeiro pela qualidade da aplicação em si que é o mais próximo do Mysql Workbench que encontrei para PostgreSQL até hoje – e isso pra mim é um baita elogio. O segundo motivo foi descobrir que é um projeto de um brasileiro.

Dizendo de uma maneira bem resumida o pgModeler é uma aplicação que permite desenhar seu banco de dados baseado em PostgreSQL usando uma interface visual bem completa, rápida e intuitiva. É possível gerar o DER da sua estrutura, exportar como imagem, gerar o SQL relacionado ao seu modelo, sincronizar em ambos os sentidos (de um banco de dados existentes para o modelo ou o contrário).

É um software livre e todo código está disponível no github do projeto, mas para ajudar a manter o desenvolvimento você pode fazer contribuições financeiras ou comprar a versão pré-compilada a partir de USD $ 48,90. Se você pode, faça uma contribuição financeira – pode acreditar que vale a pena, a aplicação é excelente.

Mas caso você não tenha condição de contribuir financeiramente no momento a própria documentação do projeto tem um guia de como gerar seu binário. Minha intenção aqui é registrar exatamente os comandos que eu precisei (e talvez você também precise) para compilar os binários no seu computador (se você também usa Kubuntu 21.04 como eu).

Sem mais delongas, o passo a passo é:

# First, download, extract and join the resource path
wget https://github.com/pgmodeler/pgmodeler/archive/refs/tags/v0.9.4.tar.gz -O pgmodeler-0.9.4.tar.gz
tar -zxvf pgmodeler-0.9.4.tar.gz
cd pgmodeler-0.9.4

# Get the plugins project using git
git clone https://github.com/pgmodeler/plugins.git

# Install all dependencies
sudo apt install make g++ qt5-qmake libxml2-dev libpq-dev pkg-config libqt5svg5-dev qt5 libqt5svg5 postgresql-server-dev-all qtbase5-dev qtchooser qt5-qmake qtbase5-dev-tools qttools5-dev

# Prepare env
qmake pgmodeler.pro

# Compile
make

# Install
sudo make install

Se você está descobrindo agora o pgModeler, diga aí o que achou do projeto, mande um agradecimento lá no projeto para o Raphael que ele merece.

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.