Categorias
CakePHP PHP

CakePHP 3 e Elasticsearch

Tanto o CakePHP quanto o Elasticsearch fazem parte da minha vida a alguns anos. No começo foi um pouco traumático – era preciso fazer chamadas via REST sem nenhuma abstração, utilizando curl ou streams.

Hoje contamos com diversas camadas intermediárias para facilitar a integração entre ambos, como o cliente em baixo nível oficial e o cliente em alto nível (Elastica).

Há ainda um projeto de datasource oficial que, embora nunca tenha chego em um release final, já incorpora algumas funcionalidades importantes da integração para uso do Elasticsearch como um backend para os repositórios no CakePHP.

Este projeto se chama cakephp/elastic-search e nas últimas semanas tive a oportunidade de ajudar em uma grande refatoração para torna-lo compatível com o Elasticsearch > 6 – a versão anterior do projeto suportava versões até a 2.5.

Dentre as mudanças mais importantes estão:

  • Troca da entidade Type pela Index, seguindo a diretriz do ES de remover suporte e múltiplos tipos em um mesmo índice;
  • Cada Index passa a especificar seu nome e tipo, em um mapeamento 1×1, como é obrigatório no ES desde a versão 6.0;
  • Atualização da dependência Elastica, para versão corrente, permitindo uso de todos os recursos recentes tanto do ES quanto do client.

Caso tenham alguma dúvida sobre uso e não queiram utilizar o github (por conta da língua ou outro motivo), utilizem os comentários que tentarei responder o mais rápido possível.

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.