Categorias
DevOps

Gitlab 12.1 e Dind 19.03: Resolvendo problema com conexão TLS entre CI e Docker Registry

Até a versão 12, o Gitlab CI conectava ao docker registry próprio usando conexão não segura (sem TLS) por padrão.

Com a versão 19.03 do Dind (Docker-in-Docker), a conexão com o repositório passou a utilizar TLS por padrão. Do nada seus jobs começarão a falhar com alguma das mensagens abaixo:

Error response from daemon: Client sent an HTTP request to an HTTPS server.
<code>time="2019-08-06T19:24:46Z" level=error msg="failed to dial gRPC: cannot connect to the Docker daemon. Is 'docker daemon' running on this host?: dial tcp <some address>:2375: connect: connection refused"</code>
Cannot connect to the Docker daemon at tcp://docker:2375/. Is the docker daemon running?

Para resolver isso, podemos desabilitar explicitamente o TLS (o que não é recomendado e não entrarei em detalhes) ou configurar o nosso executor (runner) para utilizar TLS e é isso que faremos.

[[runners]]
  name = "nome-do-seu-runner"
  url = "https://<seu dominio do gitlab>"
  token = "<SEU TOKEN>"
  executor = "docker"
  environment = ["DOCKER_HOST=tcp://docker:2376", "DOCKER_DRIVER=overlay2", "DOCKER_TLS_VERIFY=1", "DOCKER_CERT_PATH=/certs/${CI_JOB_ID}/client", "DOCKER_TLS_CERTDIR=/certs/${CI_JOB_ID}"]
  [runners.docker]
    pull_policy = "if-not-present"
    privileged = true
    disable_cache = false
    volumes = ["/tmp/gitlab/docker/certs:/certs", "/cache"]

Explicando:

  • DOCKER_HOST=tcp://docker:2376 : define o host interno do daemon e a porta no qual está conectado. A porta não-TLS (antiga padrão) é 2375. É ela que precisa ser alterada para 2376.
  • DOCKER_TLS_VERIFY=1 : define que o daemon deve verificar o certificado utilizado na comunicação.
  • DOCKER_TLS_CERTDIR=/certs/${CI_JOB_ID} : aqui definimos onde o serviço do docker irá gerar seus certificados. É um absoluto interno do container. Utilizamos a variável ${CI_JOB_ID} para que não haja conflito com execuções paralelas.
  • DOCKER_CERT_PATH=/certs/${CI_JOB_ID}/client : define o caminho onde o serviço deve procurar o certificado de cliente para conexão TLS. É um subdiretório gerado pela configuração anterior.
  • volumes = [“/tmp/gitlab/docker/certs:/certs”, “/cache”] : definimos um diretório no nosso host (máquina que possui o gitlab-runner instalado) que será compartilhado com os containers em execução para armazenar os certificados gerados.

Outra configuração importante que deve ser removida (e por isso não consta no meu exemplo) é a tls_verify = false .

E é isso, agora só reiniciar seu runner por garantia – embora ele já atualize as configurações automaticamente: sudo systemctl restart gitlab-runner

Referências:

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

2 respostas em “Gitlab 12.1 e Dind 19.03: Resolvendo problema com conexão TLS entre CI e Docker Registry”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.