Há alguns anos descobri o fantástico mundo do controle de versão, naquele momento me perguntei “como vivi sem isso até hoje?”. Dali em diante podia alterar arquivos sem medo, qualquer erro era só voltar uma versão e tudo certo. Trabalhar em equipe finalmente se tornava algo fácil, graças ao Subversion – SVN.
Porém os anos passaram e algumas coisas começaram a fazer falta: como faço quando estou desenvolvendo algo grande, fico sem commitar até ter algo estável/usável? crio um branch para isso? mas e depois para unir os branches, e os conflitos? além disso, se só eu estou trabalhando em cima disso, porque commitar para todo mundo algo não pronto?
Foi aí que descobri o GIT, um sistema de controle de versão distribuído, open source e gratuito. Ok, ele é gratuito e open source, mas isso não é motivo suficiente. Como disse, ele é um sistema de controle de versão distribuído, isso quer dizer que cada um que tem uma cópia do repositório tem de fato uma cópia dele, e pode servir outras pessoas, ver histórico, tudo localmente.
Então de quebra, ele resolve o problema de ter de criar um branch para desenvolver uma funcionalidade que só eu vou mexer, posso controlar cada alteração minha localmente, e quando quiser – se quiser – posso sincronizar meu repositório local com um outro central (que eu considero central, já que essa figura não existe no GIT). E mais, ele é MUITO RÁPIDO. Acho que para ajudar na argumentação de que é rápido basta dizer que ele foi feito por alguns desenvolvedores do Kernel Linux, e gerencia todo o código trabalhado por eles – e não é pouca coisa.
Ainda estou caminhando com o GIT, tenho aproveitado minha ânsia de aprende-lo junto com a de contribuir com softwares open source para criar e disponibilizar projetos no GitHub.
A grande maioria dos projetos é voltado ao CakePHP, mas há outras coisas também. Alguns projetos que podem interessar são:
- Comitiva – Sistema construído em CakePHP 1.3 para gerenciamento de eventos;
- Plugin Mailer – Um plugin que ajuda na utilização da biblioteca PHP SwiftMailer dentro do CakePHP;
- Behavior Locale – Um behavior para transformar dados vindo do usuário de seu padrão local para um padrão internacional (de banco de dados)
- Libs – uma coleção de pequenos scripts PHP que fui fazendo ao longo da vida. Há coisas boas, coisas úteis, coisas não tão úteis, mas tudo pode ser usado ao menos como ponto inicial para uma implementação mais elaborada.
3 respostas em “Obrigado pelos peixes SVN”
Peixes?
bem q o buzz poderia integrar com o blogger e deixar os comentários direto lá (pelo menos a proposta do Wave era algo assim)
Ow
falando nisso vc tem a coleção do Mochileiro das Galáxias?
Está disponível para emprestimo?
hehehe
[]s
[…] Faculdade, Finalmente.CakePHP: Plugin AuditableHTML5: Problemas com Input type=”number”Obrigado pelos peixes SVN[CakePHP] Acl: Problema com Acos “duplicados” ← PHP News 7ª […]