Categorias
Desenvolvimento Web Joomla! PHP

Joomla! 1.6 – O que está para chegar…

Em 21 de Janeiro de 2008 foi lançado a versão 1.5 deste excelente CMS, e desde então foram lançados 15 subversões (atualizações), envolvendo pequenas melhorias e correções de segurança.

Desde meados de 2009 quem utiliza o Joomla! só pensa na próxima grande atualização do CMS, a versão 1.6. Ela deve incluir alguns dos itens mais requisitados pela comunidade como:

  • Sistema de permissões, com possibilidade de se criar novos grupos e definir o que cada grupo pode fazer;
  • União das Seções e Categorias, ao mesmo tempo que agora pode-se ter infinitas subcategorias;
  • Suporte a outros sistemas de banco de dados;
  • Assistente para adicionar link para um artigo enquanto estamos escrevendo outro artigo;

Agora parece que estamos perto do lançamento da próxima grande atualização do Joomla!, e pensando nisso baixei a versão atual em desenvolvimento do SVN e tirei alguns screenshot da área administrativa dessa nova versão, mostrando alguns dos recursos novos:

As últimas informações sobre o planejamento (incluindo o que deve ser feito e o que já foi feito) podem ser vistas nesta notícia e nesta página de status.

Podemos aguardar, na melhor das hipóteses, um release final do Joomla! 1.6 para março de 2010, o que não está muito longe, felizmente =]

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.