Categorias
CakePHP Desenvolvimento Web PHP Programação

CakePHP – Dúvidas Comuns #2

Dúvida: Como usar habilitar a internacionalização – o famoso I18N – nos erros de validação de seu modelo? Fácil? Como fazer então no próprio modelo para não repetir frases em várias Views?

Habilitar a internacionalização e ter a localização em uma aplicação com CakePHP desde a versão 1.2  é relativamente simples: basta uma lida no nosso Cookbook e pronto.

Outra coisa que é relativamente simples de se fazer é validar os dados, basta termos um atributo em nosso modelo chamado “validate” e seguir as dicas do livro de receitas.

Mas pelo Cookbook somos induzidos a fornecer a mensagem de erro na hora de criar a View, algo que eu particularmente não gosto. É até comum termos um modelo que é usado por Controllers diferentes e consequêntemente por Views diferentes.

Uma maneira de evitar isso, é definir as mensagens de erro já na definição das regras de validação, dentro do atributo “validate” do seu modelo. O grande problema é que para traduzir uma determinada expressão utilizamos um método, e a chamada de método na definição estática de um atributo não é permitida no PHP (dúvida? tente fazer o código abaixo)

class Modelo extends AppModel {
var $validate = _('ola mundo');
}
//esse código não devera ser executado

A solução para isso é a atribuição das regras de validação no momento da instanciação da classe, ou seja, no seu método construtor, da seguinte maneira

 class Modelo extends AppModel {
var $validate;
function __construct(){
parent::__construct();
$this->validate = array( /* aqui você pode definir as regras e mensagens,mesmo chamando um método */ );
}
}

Qualquer dúvida não deixem de utilizar os comentários ;]

——–
Atualizado: havia esquecido da chamada ao construtor da superclasse AppModels ( através do parent::__construct() ) no último código mostrado.
——–
Atualizado

Obrigado ao José Tranca e Thiago Goulart pelos comentários, as soluções propostas por eles devem ser adotada em detrimento da minha, já que melhora consideravelmente a modularidade e reusabilidade das traduções.

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

3 respostas em “CakePHP – Dúvidas Comuns #2”

Pessoal, só para constar segui a linha do comentário do José Trancas no post do Cauan Cabral e sobrescrevi o método invalidate($field, $value). Diferente do que o José Trancas recomendou, não utilizei o método __() para traduzir as mensagens, preferi o método __d() e criei um domínio chamado “validation”. Dessa maneira eu consigo manter um validation.pot na mão somente para validações e continuo gerando os demais termos para tradução através do comando cake i18n. Apesar de não ser a maneira ideal para traduzir as mensagens de validação acredito que no momento seja a que causa menos impacto no desenvolvimento, porque me permite seguir o padrão do framework mesmo que alguma coisas tenham que ser feitas no braço. Se alguém precisar de ajuda nesse problema estou a disposição para ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.