Sentiram falta?

Olá, faz quase uma semana que disse que estaria com o blog novo pronto, “zero bala”, a todo vapor ( tudo bem, eu não falei isso ). Acontece que estou com muito trabalho a fazer, aquele negócio todo de Joomla! e outros projetos. Vou fazer um breve relato do que estou fazendo, mesmo sabendo que não interessa a ninguém:

Estou trabalhando com o Joomla! 1.5RC4 ( mais precisamente a versão 9958 do SVN ), apesar de não ser uma versão final, tem se mostrado extremamente estável. Comecei hoje a me aventurar na criação de componentes, utilizando o novo framework do mesmo. A documentação está no inicio, mas já da pra fazer bastante coisa ( não que eu tenha feito ). Já comentei um pouco sobre as extensões que estou utilizando ( ou tentando utilizar ).

Me aproximei do desenvolvimento do componente Attachments, e estou tentando traduzir a sua ajuda agora ( a interface já está toda em Português, ainda precisa ser melhorada, mas já pode ser utilizada sem problemas ). Já tenho algumas idéias para inserir no componente, assim que tiver um tempinho, vou ver se consigo implementar, senão, mando para “OS CARAS” as idéias.

Descobri estes dias dois webmail: RoundCube e o Uebimiau. O primeiro tem uma interface extremamente agradável, muito prática e ágil, porém, está na versão 0.1, e logo tentando enviar um email, já esbarrei em um problema: o mostrador de envio de mensagem ( feito usando técnica assíncrona – AJAX ) ficava em loop infinito, enquanto a mensagem já havia sido enviada. O segundo, apesar de não possuir uma interface tão elaborada, é extremamente funcional. Estou até pensando em contactar o desenvolvedor para sugerir um porte ao PHP5 e orientação a objetos. Mas antes disto, estou criando um componente do Joomla! para utilizar o Uebimiau dentro de sua interface. Um detalhe legal, o Uebimiau, é um projeto de um brasileiro.

Com relação a este componente de utilização de um webmail dentro do Joomla! ( a propósito, já existe um componente para rodar o RoundCube dentro do Joomla!, mas apesar de ele se instalar sem problemas, quando tento carregar a página que deveria mostrar o sistema, a tela fica em branco ) deparei com um problema. A base de usuários do Joomla! é independente da base de usuários do webmail. Como eu poderia fazer para que eles acessassem o email sem ter de enviar uma nova senha e login? Pensei um bucado e cheguei a uma solução: Armazenar em uma tabela do banco a identificação do usuário no Joomla! e seus dados para login no webmail ( claro, tudo devidamente protegido ). Daí, ao pedir para entrar no webmail, o componente iria efetuar o login no sistema para o usuário. A principio a idéia me parece boa, vamos ver no que vai dar, preciso terminar algumas coisas. Aliás, alguém saberia me informar uma forma de se passar variáveis do tipo $_POST sem ter de declarar uma tag form do html, com os campos e seus valores? Acredito que ficaria bem mais seguro. Talvez pela biblioteca CURL do PHP dê, vou ver.

Hmm, isso me lembrou que estava fazendo uma pesquisa sobre autenticação em PHP, acho que vou escrever uma artigo a respeito ( apesar de haver vários na web, talvez eu consiga ajudar alguém abordando diferente ). Uma das coisas interessantes é a autenticação HTTP, que é uma forma segura de se barrar pessoas não autorizadas.

5 comentários sobre “Sentiram falta?

  1. Gelinho, você esta comentando no post errado, hehehe.
    Para comentar, você tem que clicar em “comment” que está na frente do título do post que você quer comentar, e não embaixo ;P

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *