Categorias
ActionScript Desenvolvimento Web

Usar Google Analytics para páginas em Flash ou Ajax? É mole…

Não sei se é de conhecimentos de todo, pelo menos para mim não era.

Para quem não sabe, Google Analytics é um serviço do Google que permite coleta e acompanhamento de diversas informações de uma página na internet, como número de visitas, origem das visitas, tempo de permanência na página, palavras chaves usadas para chegar até sua página e várias outras. Ou seja, indispensável para quem desenvolve para web (indispensável o tipo de ferramenta, existem alternativas, como o Yahoo! Web Analytics).

Para os que conhecem: uma coisa que sempre me “frustou” foi ter meus trabalhos em Flash (Ajax entra no mesmo ramo, apesar de não ter nada publicado ainda) não terem a mesma facilidade para coleta e acompanhamento de informações. O máximo que conseguia era saber de onde o individuo havia chegado, quanto tempo permaneceu no site e as palavras chaves mais comuns. Mas apesar do Google indexar o conteúdo dos arquivos em Flash, eu não podia, por exemplo, saber quais partes do site/apresentação recebia mais visita.

Agora meus problemas acabaram(-se): A resposta para o problema é 42.

Bom, na verdade a solução deveria ser óbvia para quem conhece a API ou o sistema de coleta de informações do Google, mas ainda não havia reparado no óbvio: é só fazer uma chamada a função _trackPageview();
Essa função é incluída em nossas páginas no meio do código que o Google nos passa na hora que criamos a conta no Analytics.

O interessante é que essa função aceita um parâmetro, e é esse o ponto da solução, é só dizer que “seção” do site a pessoa vai estar entrando ao clicar em um link que ela será computada pelo Analytics.

Seguindo o exemplo fornecido pelo PRÓPRIO:

seuBotao.addEventListener( MouseEvent.CLICK, this.clicked );
function clicked(MouseEvent e):Void
{
    getURL("javascript:pageTracker._trackPageview('/contato')");
}

Com este código, quando alguém clicar no botão “seuBotao”, será invocado a função clicked e nela será chamada a função javascript do Analytics, dizendo que a pessoa está acessando a pasta ‘contato’. Notem que a pasta ‘contato’ não precisa existir, pode ser um arquivo ou o que você achar melhor. Depois é só entrar no painel do Analytics e conferir as novas informações.

Supimpa, não?

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

3 respostas em “Usar Google Analytics para páginas em Flash ou Ajax? É mole…”

Sérgio, é exatamente para o novo script de monitoramento. Em um dos links que passei no post tem essa informação (especificamente para uso com Flash).
O link que você citou é para o uso com Ajax, serve de complemento, obrigado =P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.