Categorias
Desenvolvimento Web JavaEE Programação

Entrando no mundo “enterprise”

Em Maio/2016 fiz uma mudança radical em minha carreira profissional – optei por sair de uma empresa que trabalha com PHP, CakePHP e outras tecnologias que faziam parte da minha vida desde pelo menos 2008 para embarcar em um projeto novo, com pessoas novas e tecnologias completamente novas para mim.

Passei desde então a trabalhar com Java EE, Oracle Database, Bitbucket/Jira/Bamboo (sempre trabalhei com Github e Gitlab), Angular 2 + Typescript. Foi uma mudança e tanto de paradigmas. Tudo em nome do tão falado “enterprise” (não, eu acho que PHP/CakePHP pode ser tão enterprise quanto JavaEE, mas nem todo o mercado pensa assim).

Aprender a trabalhar com servidor de aplicação, pipelines de compilação – compilação a cada pequena alteração de código, a maior reclamação de um programador acostumado com linguagens interpretadas quando mudam, concorrência em sistemas que não são stateless… é um mundo todo novo, mas interessante.

Quero aproveitar todos esses aprendizados e experiências para voltar a escrever aqui, veremos o que vem a seguir.

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.