Categorias
CakePHP Desenvolvimento Web PHP

[CakePHP] Acl: Problema com Acos “duplicados”

Quando falamos em Acl e CakePHP muitos tem a lembrança de horas lutando contra um monte de código para tentar fazer funcionar a autenticação e permissionamento. Bastam algumas dezenas de projetos e você fica craque em configura-lo.

Porém vez ou outra aparece uma dúvida que te faz perder várias horas debugando e as vezes termina isso sem uma solução razoável.

Trabalhamos muito com Plugins na Radig e um problema que enfrentávamos de vez em quando era o de ter um plugin com o mesmo nome de uma ação de controller. Nestes, quando você verifica a permissão para a ação usando uma sintaxe de caminho parcial, isto é, algo como:

$this->Acl->check('acao', 'Fulano');
$this->Acl->check('Controller/acao', 'Fulano');
$this->Acl->check('Plugin/Controller/acao', 'Fulano');

Um erro é retornado, dizendo que o Aco não pode ser verificado (lembrando que para o exemplo, Plugin teria o mesmo nome de acao).

Isso foi até assunto de um bug reportado para o CakePHP, afirmando que a falha estava no fato das comparações no banco de dados serem, na maioria das vezes, case-insensitive. De fato, como respondeu o Mark Story, uma forma de resolver este “problema” é utilizar no banco de dados um COLLATION que seja de fato case-sensitive. O problema nisso é que a maioria dos conjuntos de caracteres, ao menos no MySQL, são case-insensitive, então você teria de mudar todos os seus banco de dados para corrigir isso.

Porém o usuário nlcO postou uma dica interessante: basta usar o caminho completo do Aco que não haverá conflito, mesmo quando controllers, plugins ou actions tiverem os mesmos nomes. Mas como usar o caminho completo? Basta ver qual é seu Aco raiz (que possuí o parent_id = NULL) e ir incluindo após ele todos os subsequêntes – plugins, controllers e actions, até formar o caminho completo.

No meu exemplo ficaria:

$this->Acl->check('aplicacao/Plugin/Controller/acao', 'Fulano');

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

Uma resposta em “[CakePHP] Acl: Problema com Acos “duplicados””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.