Categorias
ActionScript Desenvolvimento Web Programação Tecnologia

Jogar Quake direto no Browser?

Parece um absurdo, mas não é.

A Fundação Mozilla está desenvolvendo uma Máquina Virtual que implementa o ECMAScript(linguagem que deu origem ao ActionScript do Flash, similar ao JavaScript) versão 4, e graças a idéia de um de seus desenvolvedores, será possível rodar aplicativos escritos no Muito Bom e também muito velho C. Sim, aquela linguagem que é preferida por pessoas como Linus Torvalds e Paulo Adonis.

Além do C, já é possível rodar aplicações Python com esta máquina virtual, e no futuro será possível utilizar várias outras linguagens.

Para provar o feito, a equipe do Tamarin rodou Quake e Zelda ( rodando em um emulador de Nintendo escrito em C ). Tudo funcionou, som e imagem, mas claro, a perfomance não é a mesma. Segundo o desenvolvedor, é aceitável.

Esta pode ser mais uma arma da Mozilla e uma carta na manga da Adobe para enfrentar a Microsoft e seu Silverlight+Visual Studio( que já permite a utilização de linguagen .NET ). Se isso vai gerar bons frutos, só na prática saberemos.

A grande notícia relacionada ao projeto, é que além de tornar possível rodar estas linguagens, o Tamarin poderá substituir o flashplayer nos navegadores, sendo uma alternativa Open Source ( e integrada ao navegador ).

Fontes: INFO Online, The Web at Toolness[en], Tamarin Project[en].

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

Uma resposta em “Jogar Quake direto no Browser?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.