HTML5: Problemas com Input type=”number”

Opa, esse é mais um aviso.

Recentemente estava trabalhando em um sistema com CakePHP 2.1 e ao tentar editar um registro onde um dos campos era do tipo float, o valor que estava no banco não era apresentado no formulário, embora a tag input estivesse com o atributo value preenchido corretamente. Isso aconteceu comigo no Chrome 17, no Firefox 10 não houve problema porque ele utiliza input text normal.

Um detalhe importante é que eu utilizo o Helper Locale para formatar os números decimais para meus usuários, assim o que vem do banco como “12.58” vira “12,58” formato que usamos no Brasil. Talvez se usasse ponto como separador de decimais não teria problema – o que não é possível pra mim.

Ao pesquisar um pouco descobri um bug no Chromium relacionado a isso reportado no link http://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=44116 . Não consegui entender o motivo mas foi marcado como Wontfix.

A saída foi sobrescrever o FormHelper para utilizar input do tipo text quando o número vindo é um ponto flutuante/decimal. Se você não trabalha com CakePHP, mas trabalha com números decimais separados por vírgula, a dica continua valendo: utilize input com o tipo text ao invés de number.

Aqui tem um commit onde implementamos a “correção” em um FormHelper que estende o do CakePHP.

Um comentário sobre “HTML5: Problemas com Input type=”number”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *