CakePHP 1.3 quase assado

Pouco mais de um ano após o lançamento da versão 1.2.0 do CakePHP, está para ser lançado, dia 13 de fevereiro, a versão 1.3 deste poderoso framework.

Tenho feito alguns testes em cima dele, estou inclusive reescrevendo um pequeno CMS que possuímos na empresa em cima desta versão (árvore 1.3-dev do repositório do projeto) e apesar de alguns pequenos bugs (ainda é uma versão de desenvolvimento, né?) esta versão possui muitas melhorias na sintaxe – que agora está mais concisa –  e novas funcionalidades.

Para a migração de nossa aplicação, não foi preciso alterar muita coisa, porém para grandes aplicações, deve-se considerar a necessidade do upgrade.

Abaixo segue uma lista de links para algumas páginas com informações sobre esta nova versão do CakePHP (todas em inglês):

Caso tenha interesse em ajudar os desenvolvedores, baixe a versão em desenvolvimento e faça alguns testes. Só não esqueça de reportar eventuais problemas ou patchs que você venha a produzir. Não se preocupem com o tempo de resposta da equipe de desenvolvimento, eles realmente estão empenhados em fazer um bom trabalho, é possível que tenha feedback de seu ticket/patch em menos de 1 hora – experiência própria.

Logo que concluir algumas tarefas e tiver feito mais testes colocarei aqui meu “parecer” sobre a nova versão, enquanto isso acompanhe a página de desenvolvimento para ficar por dentro das atualizações.

2 comentários sobre “CakePHP 1.3 quase assado

  1. Boa tarde Cauan.
    Sou programador de PHP a 6 Mêses e ainda tenho muito o que aprender.
    Tudo o que sei aprendi, praticamente, sozinho.
    Estou agora estudando framework e escolhi o CakePHP.
    Atualmente a versão 1.3.0 do CakePHP já está estável.
    O que vc me recomenda para que eu possa ter uma aprendizado mais rápido em trabalhar com frameworks principalmente a CakePHP, visto que eu nunca fiz um web site apartir de um framework?!

    Se possível, aguardo contato por e-mail.

    Obrigado e abraço,
    Mr.Goose

    • Opa Felipe,

      Na minha opinião, o jeito mais rápido de aprender algo é tendo um professor. Você pode ver se em sua cidade tem um grupo de desenvolvedores PHP/CakePHP e participar dos eventos, normalmente são bem baratos. Aqui onde moro, participo do grupo PHPMS, e realizamos constantemente eventos de capacitação, inclusive já tive a oportunidade de ministrar um mini-curso de CakePHP em um deles.

      A segunda maneira, quando não há evento ou ele é muito caro, é buscar tutoriais de aplicações completas. Sei de pelo menos um que está em andamento, do Bill Jr no iMasters.

      Além disso você pode, e deve, utilizar o Cookbook e a Api do CakePHP sempre que tiver dúvida em algum assunto. E quando isso não resolver, pode recorrer ao grupo luso-brasileiro de CakePHP.

      E claro, estou a disposição aqui no blog para ajudar no que puder.

      Abraço,
      Cauan Cabral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *