CakePHP – dúvidas comuns #1

Como já comentei algumas vezes, estou desenvolvendo com um framework MVC em PHP chamado CakePHP. Ele foi construído com intuíto de provar o potencial do PHP (na época em comparação ao Ruby e o Ruby on Rails). Se precisar de mais informações sobre o framework sugiro leitura do seu Cookbook e de outros blogs a respeito.

Desde que descobri o CakePHP faço parte do grupo CakePHP Tuga e ocasionalmente no canal de IRC do grupo #cakephp-pt na rede Freenode.org, e já tive a oportunidade de aprender e ajudar diversas vezes.

Vamos as dúvidas:

  1. Como salvar dados de um formulário que envolva um relacionamenteo de “muitos para muitos”/many-to- many ou ainda de HasAndBelongToMany (HABTM) ?

Nesta dúvida temos que ter em mente que o CakePHP faz todas as ligações entre nossos modelos desde que sigamos suas convenções, caso façamos isso, não haverá dificuldades.
Mas quais são essas convenções? Veja você mesmo.

Um detalhe que não podemos esquecer é que por padrão o CakePHP está preparado para tratar suas convenções em inglês, então, se não quisermos ter de modificar as configurações padrões, temos de desenvolver em inglês. Ok?

Seguindo todas as conveções o que fica faltando? É preciso saber como um relacionamento HABTM se manifesta em um formulário, ou seja, como ele é apresentado. No CookBook temos um texto sobre o caso. Resumindo, o que temos de ter é:

  • Um formulário com o nome de um dos modelos envolvidos no relacionamento. Por exemplo, em um blog temos um modelo Post e outro Tags, os dois estão ligados por um HABTM, então no formulário para inserir um Post, o nome de formulário seria Post.
  • Um ou mais campos identificados com o outro modelo parte do relacionamento e sua chave. No nosso exemplo seriam um ou mais campos com o nome ‘Tag.Tag’.

No item anterior que surge a principal dúvida: como definir o nome do meu campo? que tipo de campo usar?

Primeiro definimos o tipo de campo a se utilizar: normalmente utilizamos um Select box para multiplas seleções OU um conjunto de Checkbox. Qualquer que seja a escolha o restante é bem simples:

/*
$tag é o retorno de um find('list') com os campos id e name selecionados
$tags = array( array('id' => 1, 'name' => 'tag 1'), array('id' => 2, 'name' => 'tag 2') );
 
o índice 'multiple' só deve ser utilizado quando quiser um conjunto de checkbox
*/
echo $form->input('Tag.Tag', array(
	'type' => 'select',
	'multiple' => 'checkbox',
	'options' => $tags,
	'labels' => 'Selecione as tags'
	));

Com isso seu formulário já retornará o que é esperado pelo CakePHP e tudo que será necessário para salvar os dados do relacionamento é utilizar o método ‘saveAll’ ao invés de ‘save’.

Ainda esta semana comentarei das dúvidas sobre validação.

Um comentário sobre “CakePHP – dúvidas comuns #1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *