Categorias
CakePHP Desenvolvimento Web PHP Programação

Desenvolvimento rápido

Últimamente está na moda a palavra “ágil”.
Você têm de projetar rápido, desenvolver rápido, implementar rápido para ser considerado ágil.

E apesar do PHP fornecer centenas de funções prontas para diversas tarefas rotineiras, ele perde feio comparado a outras linguagens mais novas como Ruby ou Python, principalmente quando juntamos a estas seus grandes frameworks – Rails no caso do Ruby e Django no caso do Python.

Mas a comunidade PHP tem suas cartas na manga, vários frameworks agilizam o desenvolvimento tanto em aplicações simples como em aplicações sofisticadas.
E são várias as opções. Tem para todos os gostos, nos próximo posts vou falar um pouco deles.

Hoje começo com o CakePHP:

Descrição:
Compete de frente com o Rails. Possui uma base bem estruturada, código bem organizado, comunidade participativa e uma licensa flexivel. Seu grande destaque está no baker, que gera ações básicas (criar,ler,atualizar e apagar entradas) para uma tabela do banco de dados.

Como usa-lo?
É muito fácil, basta ir a página dele e fazer o download do último lançamento. Recomendo a versão 1.2.xx , apesar de ser RC2 (candidata a estável) ela já está bem estável e possui vários melhoramentos em relação a versão 1.1.xx.
Em seguida descompacte o arquivo onde achar melhor (dentro de seu servidor web) e pronto. Agora só falta você configurar o arquivo “/app/config/database.php”. Nele você encontra instruções de como inserir as informações para acessar o seu banco de dados, há até um exemplo de como fazer.
Agora é só acessar, através do navegador, a pasta que você descompactou o CakePHP.

Onde encontrar material para estudo?
Como comentei antes, o CakePHP possui uma comunidade bem participativa, mas a maioria não fala português, então você encontrará bastante informação em inglês, aqui listo alguns sites e blogs com informações sobre o tema, bons estudos:

  • CakePHP – A página oficial, sempre com novidades (inglês)
  • The Cookbook – O manual oficial do cake. Possui conteúdo para versão 1.1 e 1.2, sendo que a segunda esta sendo finalizada. Obrigatório. (em inglês com parte do conteúdo em português, só alterar no rodapé da página).
  • API for CakePHP – A documentação das classes, métodos e funcionalidades do CakePHP. Não é muito rica em detalhes, mas está melhorando. Obrigatório. (inglês)
  • lemoncake – Um blog com várias discussões sobre CakePHP e dicas/tutoriais de como usar recursos do Cake. Muito recomendado. (inglês).
  • aranworld – Um blog que tem posts esporádicos a respeito do CakePHP, mas no link que vinculei, há uma série de posts sobre o sistema de controle de acesso do CakePHP, uma ferramente extremamente poderosa mas que pode parecer complicada de utilizar no inicio. Muito recomendado. (inglês)
  • CakePHP – Brasil – Portal brasileiro sobre CakePHP, ótimo para quem não arrisca muito o inglês, possui dicas e até uma versão traduzida do manual. Muito recomendado. (português)

E podem esperar que em breve haverá vários posts a respeito. Estou utilizando bastante o CakePHP e tenho gostado muito. Colocarei algumas dicas aqui logo logo.

Por Cauan Cabral

Desenvolvedor com 2 dígitos de experiências, especialista em PHP e CakePHP mas com bagagens em JavaEE, Node.js, Javascript (ES6, jQuery, Angular) e Python. Interessado em automação, Machine Learning e cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.